segunda-feira, 17 de outubro de 2011

As 5 melhores- Concurso Poesia Ilustrada.

Como eu havia prometido, apresento as 5 melhores poesias 
do Concurso Poesia Ilustrada!


A pura rima - agostina

Não importa a língua,

nem se a língua rima,

Onde vive gozo estéril,

fecunda a poesia...

Alma teima e renasce

ao fim de cada dia.

Se o juízo separa,

o afeto vem e combina.

Rasgo meu grito

que rima e não rima

A uma doce mulher

que parece menina –

Que me afoga o sangue

tal vinho em pipa.

Seu segredo é ouro,

o meu é só poesia!

É nobre o ardor do fogo

de escarlatina

E, mesmo ardendo febril,

me salta alegria.

Alegria que é pão,

é conforto e energia

De um soldado faminto

de paz e de rima.

Hipnose – que causam

vermelhas tulipas –

Que me ilude, me afaga

e vicia a retina.

Beleza mais bela

que a sua antroposofia,

Doce espetáculo de fêmea e –

de pura rima!

A língua da rima não é poeta

quem define –

Ele deixa que tudo se fecunde

e se poetize.

E se ouvido se nega

o coração nos permite:

- Je suis le vin, je suis le pain.

Vous tulipes...

Alex Cortilio.

-----------------------------------------------------



A vida, um quadro sem molduras.

Perdido nas cores de uma pintura
em um quadro chamado VIDA.
Tentei me encontrar no seu corpo . 
Refugiando minhas vontades 
e alimentando  meus sonhos.
Sem  um amor , inventei um.
Retocando, misturando cores,
em uma aquarela de pura sedução.
A pintura foi revelando suas imperfeições, 
suas deformações. 
Seus traços não ocultavam as inquietudes humana.
Obra , Arte, Contemplação .
Sem o imperfeito a vida não pode ser composta.
Não imitarei a arte que a vida expõe . 
Contemplarei , silenciarei meus pensamentos.
Todavia libertarei das molduras que as congelam ,
que decapitam o restante que poderiam 
revelar da vida. 

Carlos Marquezam.

-------------------------------------------------



 Na face do dia

Um raio de sol lambe
as quatro paredes do mundo
e um rio de sorrisos transborda
na face do dia.

Do outro lado da via
você passa, eu a vejo
e lá se vão lentamente
todas as minhas certezas.

Um raio de sol lambe
as quatro paredes do mundo
e um rio de sorrisos transborda
na face do dia.

Dentro do meu avesso
um relógio trabalha em ritmo lento
e o tempo se perde.
Que unidade marca a medida da saudade?

Robson Ribeiro


----------------------------------

Cidadania, um poder que diferencia

A realidade em que vive
Pode intervir.
Decisões nos destinos
Da sociedade
Tem o direito de participar
E teu futuro traçar.
Autarquias governamentais pressionar
Suas obrigações com os cidadãos, a cumprir.
Atitudes prometidas
Das autoridades, conferir.
Estruturas corruptas e injustas
Jamais permitir!
Programas televisivos viciantes
Obstruir o seu sucesso,
Do conhecimento e da informação
Conquistar o seu ingresso.
Por bens materiais
Não permita se consumir
Cultura em sua vida
Precisa introduzir.
A banalização do intelecto
Em tempo algum aceitar
O hábito de pensar
É imprescindível incorporar.

Não fique subordinado
E dependente da caridade
Sequer preso
Na cadeia da castidade.
A vida política precisa debater,
Seus direitos, lutar para prevalecer,
Seus deveres, constantemente exercer.
Cidadão, pare de sofrer.
A esperança jamais perder
E acima de tudo, nunca
Duvidar da confiança
Do seu poder.


Fabiana Menassi


------------------------------------

Flor

A flor que bem nasceu, linda ficou e encantou,
com petalas e toda imperfeição a  perfumar,
a flor que com espinhos me tocou, me encontrou,
vermelho desviou, o meu olhar a te encontrar.

Ó flor que não compõe a ilusão de perfurar,
os corações amantes que te cortam por prazer,
ò flor que decompõe-se pelo amor que a empunhar,
espinha corações que te exaltando dizem ser.

Ès flor, não meu amor que ao ti olhar amou a mim,
pois reviveu desebrochando a cor, o reencontro,
és tu que com espinhos e incerteza até o fim,
caindo levas todas más lembranças de outro tempo.

A flor que foi, nasceu, morreu, a flor da pele amou,
És flor que vens, que vai, que cai, que o amar desabrochou .


Henrique franco.


----------------------------------------------------------


Muito obrigada a todos que se inscreveram e por todas as poesias lindas que enviaram!
Sucesso para todos! 











Nenhum comentário:

deixe uma fofura: