terça-feira, 6 de setembro de 2011

Saudade do Ceará!

              Amelinha- Foto retirada do blog O POVO on line


                   Ednardo- Foto retirada do portal Ig




Hoje acordei com uma saudade danada do Ceará, de Fortaleza, minha terra querida!
Estive pensando esses dias, o quanto os nordestinos que vivem aqui no Sudeste acabam esquecendo de suas raízes! Muitos nem querem lembrar por terem passado dificuldades por lá, isso é até compreensível,  mas dificuldades temos em qualquer lugar do mundo e porque não lembrar das coisas boas da nossa terra?
Vejo muita gente, de várias cidades do Nordeste aqui em São Paulo  que negam seu sotaque, sua cultura, pra se adaptar ao ''Novo lar''. Absorver outra cultura sim, principalmente em São Paulo que é um lugar maravilhoso que tem uma infinidade de eventos culturais com música, teatro, artes plasticas, etc. Valorizar outra terra sim, mas esquecer da sua, nunca! E isso me deixa muito triste. Ver meus conterrâneos cearenses e nordestinos esquecerem de suas origens, assim como brasileiros, esquecendo as nossas maravilhas e valorizando apenas o que vem de fora do Brasil. Engraçado que a gente só presta atenção no que temos de bom, quando estamos distante.
Eu quero mostrar um pouco da minha terra! Lugar que eu amo e que por circunstâncias da vida, tive que deixar.


E pra começar, com muito orgulho de ser do Ceará, compartilho dois grandes artistas cearenses, que são grandes referências pra mim. 


Ednardo( Maravilhoso!!!)- Compositor, cantor, diretor de cinema e autor de diversas trilhas sonoras para televisão e cinema. Iniciou sua carreira em 1970, quando venceu o festival nordestino de música brasileira. Em 1979 reuniu grande parte da classe artística cearense formando o ''Pessoal do Ceará'', como eram chamados nos anos 70, com Fagner, Belchior e Amelinha. Atualmente, possui projeção internacional,sendo suas músicas tocadas em  vários países da América latina, Europa e EUA. Lançou 14 álbuns musicais e fez várias parcerias, possuindo mais de 300 músicas compostas.


AmelinhaIniciou a carreira na década de 1970 ao lado de outros cantores cearenses como Fagner, Belchior e Ednardo. Partiu de sua terra natal, no ano de 1970, para cursar Comunicação na cidade de São Paulo.  Cantando inicialmente como amadora, Amelinha participou de shows do cantor e compositor cearense Fagner, de quem é amiga.A partir do ano de 1974, inicia sua carreira profissional na música, se apresentando em programas televisivos. Em 1975, viaja para Punta Del Leste, no Uruguai, na companhia de Vinícius de Morais e Toquinho.
Dois anos depois, Amelinha lança o disco "Flor da Paisagem", sob produção de Fagner, e foi apontada como cantora revelação da MPB. Em1979, ganha o disco de ouro com o lançamento do LP "Frevo Mulher". 
Em 1980, ganhou o 2° prêmio do Festival da Rede Globo (MPB-80) com a música "Foi Deus que fez você". 
(Fonte: Wikipedia).

E é de Ednardo que compartilho essas músicas maravilhosas.
A primeira, "Terral" cantado por ele e a segunda cantada por Ednardo e Amelinha. Grandes artistas infelizmente pouco conhecidos por essas bandas do Sudeste!


É isso minha gente, valorizem suas origens, sua cultura, sua essência e expressem-nas de alguma forma! Compartilhem! Eu aqui no meu canto, estou tentando!  : )

























Nenhum comentário:

deixe uma fofura: